Setembro Amarelo 💛: Livros

Esse é o 2º post do Projeto Setembro Amarelo,idealizado pelo Stelivros.Com intuito de conscientizar sobre o suicídio e depressão.Você pode ler o 1º post aqui ,poderá saber mais sobre o projeto.
O post de hoje é indicações de livros que aborda temas com suicídio e depressão.Não li todos os livros apenas alguns e isso são apenas indicações se você é uma pessoa que poderá ser afetada com um deles eu indico fazer uma pesquisa antes de iniciar a leitura.
Indicarei apenas livros que aborda uma temática mais que importante,essencial.




Carta de Amor aos Mortos - Ava Delaira

Título: Cartas de Amor aos Mortos
Autor(a) : Ava Dellaira
Ano: 2014
Editora: Seguinte
Gênero: Ficção,infantojuvenil

Sinopse
"Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho."

Veronika Decide Morrer - Paulo Coelho

Título: Veronika Decide Morrer
Autor(a) : Paulo Coelho
Ano: 2012
Editora: Sextante
Gênero: Drama,romance,autoajuda

Sinopse
"Aos 24 anos, a eslovena Veronika parece ter tudo: juventude e beleza, pretendentes, uma família amorosa e um emprego gratificante. Mas num dia frio de novembro, ela toma um punhado de remédios para dormir com a intenção de nunca mais acordar.Só que ela acorda – e no Sanatório de Villete, o lugar de onde ninguém jamais havia fugido. Logo fica sabendo que só teria alguns dias de vida, e isso lhe desperta emoções até então desconhecidas.Inspirado em experiências próprias, Paulo Coelho escreveu Veronika decide morrer para questionar o significado da loucura e celebrar os indivíduos que não se encaixam nos padrões do que a sociedade considera “normal”.Ousado e esclarecedor, este romance de redenção faz um retrato tocante daqueles que estão na fronteira entre vida e morte, sanidade e loucura, felicidade e desespero, transmitindo a mensagem poética de que cada dia é um verdadeiro milagre."

Reconstruindo Amelia - Kimberly McCreight

Título: Reconstruindo Amelia
Autor(a) : Kimberly McCreight
Ano: 2014
Editora: Arqueiro
Gênero: Drama,suspense e mistério

Sinopse
"Kate Baron, uma bem-sucedida advo­gada, está no meio de uma das reuniões mais importantes de sua carreira quando recebe um telefonema. Sua filha, Amelia, foi suspensa por três dias do Grace Hall, o exclusivo colégio particular onde estuda. Como isso foi acontecer? O que sua sensata e inteligente filha de 15 anos poderia ter feito de errado para merecer a punição?Sua incredulidade, no entanto, vai aos poucos se transformando em pavor ao deparar, no caminho para o colégio, com um carro de bombeiros, uma dúzia de policiais e uma ambulância com as luzes desligadas e portas fechadas.Amelia está morta.Aparentemente incapaz de lidar com a suspensão, a garota subiu no telhado e se jogou. O atraso de Kate para chegar a Grace Hall foi tempo suficiente para o suicídio. Pelo menos essa é a versão do colégio e da polícia.Em choque, Kate tenta compreender por que Amelia decidiu pôr fim à própria vida. Por tantos anos, as duas sempre estiveram unidas para enfrentar qualquer problema. Por que aquele ato impulsivo agora?Suas convicções sobre a tragédia e a pró­pria filha estão prestes a mudar quan­do, pouco tempo depois do funeral, ela recebe uma mensagem de texto no celular:Amelia não pulou.Alternando a história de Kate com registros do blog, e-mails e posts no Fa­cebook da filha, Reconstruindo Amelia é um thriller empolgante que vai surpreender o leitor até a última página."

Eu Estive Aqui - Gayle Forman

Título: Eu Estive Aqui
Autor(a) : Gayle Forman
Ano: 2015
Editora: Arqueiro
Gênero: Drama,romance

Sinopse
"Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo... Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal? A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos. Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... E de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida. Eu Estive Aqui é Gayle Forman em sua melhor forma, uma história tensa, comovente e redentora que mostra que é possível seguir em frente mesmo diante de uma perda indescritível."

Os 13 Porquês - Jay Asher

Título: Os 13 Porquês
Autor(a) : Jay Asher
Editora: Ática
Gênero: Drama,romance,suspense e mistério

Sinopse
"Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker, uma colega de classe e antiga paquera, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento."

A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff

Título: A Playlist de Hayden
Autor(a) : Michelle Falkoff
Ano: 2015
Editora: Novo Conceito
Gênero: Drama,romance e Young Adult

Sinopse
"Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil."

Perdão,Leonardo Peacock - Mattehew Quick

Título: Perdão, Leonard Peacock
Autor(a) : Mattehew Quick
Ano: 2013
Editora: Intrínseca 
Gênero: Drama,romance 

Sinopse
"Hoje é o aniversário de Leonard Peacock. Também é o dia em que ele saiu de casa com uma arma na mochila. Porque é hoje que ele vai matar o ex-melhor amigo e depois se suicidar com a P-38 que foi do avô, a pistola do Reich. Mas antes ele quer encontrar e se despedir das quatro pessoas mais importantes de sua vida: Walt, o vizinho obcecado por filmes de Humphrey Bogart; Baback, que estuda na mesma escola que ele e é um virtuose do violino; Lauren, a garota cristã de quem ele gosta, e Herr Silverman, o professor que está agora ensinando à turma sobre o Holocausto. Encontro após encontro, conversando com cada uma dessas pessoas, o jovem ao poucos revela seus segredos, mas o relógio não para: até o fim do dia Leonard estará morto."

O Último Adeus - Cynthia Hand 

Título: O Último Adeus
Autor(a) : Cynthia Hand
Ano: 2016
Editora: DarkSide Books
Gênero: Drama,romance

Sinopse
"O Último Adeus é narrado em primeira pessoa por Lex, uma garota de 18 anos que começa a escrever um diário a pedido do seu terapeuta, como forma de conseguir expressar seus sentimentos retraídos. Há apenas sete semanas, Tyler, seu irmão mais novo, cometeu suicídio, e ela não consegue mais se lembrar de como é se sentir feliz. O divórcio dos seus pais, as provas para entrar na universidade, os gastos com seu carro velho. Ter que lidar com a rotina mergulhada numa apatia profunda é um desafio diário que ela não tem como evitar. E no meio desse vazio, Lex e sua mãe começam a sentir a presença do irmão. Fantasma, loucura ou apenas a saudade falando alto? Eis uma das grandes questões desse livro apaixonante. O Último Adeus é sobre o que vem depois da morte, quando todo mundo parece estar seguindo adiante com sua própria vida, menos você. Lex busca uma forma de lidar com seus sentimentos e tem apenas nós, leitores, como amigos e confidentes."

Segredos e Mentiras - Diane Chamberlain 

Título: Segredos e Mentiras
Autor(a) : Diane Chamberlain
Ano: 2014
Editora: Arqueiro
Gênero: Drama,romance

Sinopse
"Cara Anna, Já comecei esta carta várias vezes e aqui estou, começando-a novamente, sem fazer a mínima ideia de como lhe dizer. A carta não terminada é a única pista que Tara e Emy têm para entender o que levou sua amiga Noelle ao suicídio. As três eram inseparáveis desde a faculdade e tudo a respeito de Noelle – seu trabalho de parteira, a forma como se dedicava apaixonadamente a diversas causas sociais, seu amor pelos amigos e a família – se encaixava na descrição de uma mulher que amava a própria vida.Só que havia muitas coisas que Tara e Emy desconheciam. Por exemplo, quem é Anna e por que Noelle nunca a mencionara.Com a descoberta da carta e do terrível segredo que a motivou, as duas começam a desvendar a verdade sobre essa mulher forte, independente e gentil que entrou em suas vidas trazendo amor e compaixão, mas que também pode ser a responsável por muitas tristezas e ilusões.Com delicadeza e equilíbrio, Diane Chamberlain constrói uma história sensível sobre amizade e relacionamentos e levanta a pergunta: até que ponto você seria capaz de perdoar alguém que ama?"

A Redoma de Vidro - Sylvia Plath

Título: A Redoma de Vidro
Autor(a) : Sylvia Plath
Ano: 2014
Editora: Biblioteca Azul 
Gênero: Drama,romance

Sinopse
"Dos subúrbios de Boston para uma prestigiosa universidade para moças. Do campus para um estágio em Nova York. O mundo parecia estar se abrindo para Esther Greenwood, entre o trabalho na redação de uma revista feminina e uma intensa vida social. No entanto, um verão aparentemente promissor é o gatilho da crise que levaria a jovem do glamour da Madison Avenue a uma clinica psiquiátrica.A Biblioteca Azul lança uma nova edição de A redoma de vidro, único romance da poeta americana Sylvia Plath. O título retorna às livrarias com tradução do escritor Chico Mattoso 51 anos depois da primeira publicação e do suicídio da autora, em 1963. Lançado semanas antes da morte da poeta, o livro é repleto de referências autobiográficas. A narrativa é inspirada nos acontecimentos do verão de 1952, quando Silvia Plath tentou o suicídio e foi internada em uma clínica psiquiátrica. A obra foi publicada na Inglaterra sob o pseudônimo Victoria Lucas, para preservar as pessoas que inspiraram seus personagens.Assim como a protagonista, a autora foi uma estudante com um histórico exemplar que sofreu uma grave depressão. Muitas questões de Esther retratam as preocupações de uma geração pré-revolução sexual, em que as mulheres ainda precisavam escolher se priorizavam a profissão ou a família, mas A redoma de vidro segue atual. Além da elegância da prosa de Plath, o livro extrai sua força da forma corajosa como trata a doença mental. Sutilmente, a autora apresenta ao leitor o ponto de vista de quem vivencia o colapso. Esther tem uma visão muito crítica, às vezes ácida, da sociedade e de si mesma, mas aos poucos a indiferença se instaura, distanciando a moça do mundo à sua volta. Me sentia muito calma e muito vazia, do jeito que o olho de um tornado deve se sentir, movendo-se pacatamente em meio ao turbilhão que o rodeia.Ao lidar com sua depressão, Esther também realiza a transição de menina para uma jovem mulher. Mais que um relato sobre problemas mentais, A redoma de vidro é uma narrativa singular acerca das dores do amadurecimento."

 Meu Coração e outros Buracos Negros - Jasmine Warga

Título: Meu Coração e outros Buracos Negros 
Autor(a) : Jasmine Warga
Ano: 2016
Editora: Rocco
Gênero: Ficção,Young Adult

Sinopse
"Um tema amargo, mas necessário. Em Meu coração e outros buracos negros, a estreante Jasmine Warga apresenta aos leitores um romance adolescente que aborda, de forma aberta, honesta e emocionante, o suicídio. Aysel, a protagonista, enfrenta problemas com a família e os colegas de escola, como tantos jovens por aí, e, aos 16 anos, planeja acabar com a própria vida. Mas quando ela conhece Roman num site de suicídio, em busca de um cúmplice que a ajude a planejar a própria morte, num pacto desesperado, a vida dos dois literalmente vira de cabeça para baixo. Aos poucos, Aysel percebe que seu coração ainda é capaz de bater alegremente. E ela precisará lutar por sua vida, pela vida de Roman e pelo amor que os une, antes que seja tarde."

O Brilho da sua Luz - Danielle Steel 

Título: O Brilho de sua Luz 
Autor(a) : Danielle Steel
Ano: 2001
Editora: Record
Gênero: -

Sinopse
"Neste livro, a autora de best-sellers, Danielle Steel, fala da dor de perder um filho, fato que inclusive aconteceu em sua vida real. O brilho de sua luz conta a trajetória de um jovem brilhante e doce, mas com uma alma torturada. A história de uma doença, da subsequente luta pela vida e corrida contra a morte. A autora faz as lágrimas rolarem com o drama verídico do jovem que se perdeu para as drogas com apenas 19 anos. Um menino muito inteligente, mas que desde cedo demonstrava um comportamento fora do padrão para garotos de sua idade e, em pouco tempo, recebeu o diagnóstico médico de maníaco-depressivo. Neste livro pungente, Danielle Steel conta a vida de seu filho querido. Recorda os momentos de sua infância e sofre ao relembrar a luta contra a doença que o levou. Danielle Steel, uma das autoras mais lidas do mundo, pretende não apenas resgatar a memória de Nick, mas ajudar a todos os que também convivem com a doença que o matou."

A Teia dos Sonhos

Título: A Teia dos Sonhos
Autor(a): Karine Aragão
Ano: 2016
Editora: Muiraquitã
Gênero: Young Adult

Sinopse
"Com uma narrativa envolvente, A Teia dos Sonhos apresenta aos jovens leitores a beleza e o poder da amizade, a dor de uma perda, o caminho da superação e, no meio do caos, o amor. Uma história sobre a difícil tarefa de crescer e aprender a perdoar aquilo que jamais será esquecido. Nessa jornada do amadurecimento, A Teia dos Sonhos nos mostra que para ser feliz é preciso estar vivo."

As Virgens Suicidas - Jeffrey Eugenides

Título: As Virgens Suicidas
Autor(a): Jeffrey Eugenides
Ano: 2013
Editora: Companhia das Letras
Gênero:Drama,literatura estrangeira

Sinopse
"Num típico subúrbio dos Estados Unidos nos anos 1970, cinco irmãs adolescentes se matam em sequência e sem motivo plausível. A tragédia, ocorrido no seio de uma família que, em oposição aos efeitos já perceptíveis da revolução sexual, vive sob severas restrições morais e religiosas, é narrada pela voz coletiva e fascinada de um grupo de garotos da vizinhança. O coro lírico que então se forma ajuda a dar um tom sui generis a esta fábula da inocência perdida. Adaptado ao cinema por Sofia Coppola, publicado em 34 idiomas e agora em nova tradução, o livro de estreia de Jeffrey Eugenides logo se tornou um cult da literatura norte-americana contemporânea. Não por acaso: essa obra de beleza estranha e arrebatadora, definida pela crítica Michiko Kakutani como "pequena e poderosa ópera no formato inesperado de romance", revela-se ainda hoje em toda a sua atualidade."

O Demônio do Meio - Dia

Título: O Demônio do meio-dia
Autor(a): Andrew Solomon
Ano: 2014
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Literatura estrangeira

Sinopse
"Lançado em 2000, O demônio do meio-dia continua sendo uma referência sobre a depressão, para leigos e especialistas. Com rara humanidade, sabedoria e erudição, o premiado autor Andrew Solomon convida o leitor a uma jornada sem precedentes pelos meandros de um dos temas mais espinhosos e complexos de nossos dias. Entremeando o relato de sua própria batalha contra a doença com o depoimento de vítimas da depressão e a opinião de especialistas, Solomon desconstrói mitos, explora questões éticas e morais, descreve as medicações disponíveis, a eficácia de tratamentos alternativos e o impacto que a depressão tem nas várias populações demográficas (sejam crianças, homossexuais ou os habitantes da Groenlândia).No epílogo inédito escrito exclusivamente para a nova edição brasileira, conhecemos o que aconteceu com Solomon, com os entrevistados e com os tratamentos da depressão desde a publicação de O demônio do meio-dia. A inteligência, a curiosidade e a empatia do autor nos permitem conhecer não só as doenças mentais, mas a profundidade da experiência humana. Uma obra monumental."

As Vantagens de Ser Invisível - Stephen  Chlosky

Título: As Vantagens de Ser Invisível
Autor(a):Stephen Chlosky
Ano: 2012
Editora: Rocco
Gênero: Literatura estrangeira,romance,infantojuvenil

Sinopse
"Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras - são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude."

Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven

Título: Por Lugares Incríveis
Autor(a): Jennifer Niven
Ano: 2015
Editora: Seguinte
Gênero: Literatura estrangeira

Sinopse
"Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los."

 A Lista Negra - Jennifer Brown

Título: A Lista Negra
Autor(a): Jennifer Brown
Ano: 2012
Editora: Gutenberg
Gênero: Drama,ficção


Sinopse
E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama?O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos.Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas.A Lista Negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.

Uma Canção para a Libélula - Juliana Daglio

Título: Uma Canção para a Libélula
Autor(a): Juliana Daglio
Ano: 2015
Editora: Arwen
Gênero: Drama,romance

Sinopse
"Era uma comum primavera numa fazenda qualquer, mas um encontro inusitado aconteceu: a Menina e a Libélula se viram pela primeira vez. Assombrada por um medo irracional da Morte, a Menina é marcada por esse encontro para o resto de sua vida. Compõe então uma canção em seu piano, homenageando a misteriosa libélula. Os anos se passaram, Vanessa vivia em Londres e tinha a vida cercada por seu iminente sucesso como pianista, porém, algo aconteceu, mudando seu destino: Uma doença, uma viagem e um reencontro. Vanessa precisará encarar fantasmas que sequer lembrava um dia terem assombrado sua vida, tendo de relembrar a morte do irmão e reviver seu conflito com a mãe. E mais importante e mortal, conhecer a grande antagonista de sua vida, a quem chama de Vilã Cinzenta..."

Um Minuto - Mag Alves

Título: Um Minuto
Autor(a): Mag Alves
Ano: 2017
Editora: Sonho de Livro
Gênero: Romance

Sinopse

"Depois de perder o marido de forma repentina, Mariana, uma jovem bancária se torna uma pessoa sem vontade de viver. Fábio morava em Londres e, mesmo sem experiência no mundo dos negócios se viu obrigado a voltar ao Brasil para ajudar a revolver problemas na empresa do pai. De uma forma inusitada o destino fará com que o caminho dos dois se cruze, mas se apaixonar de novo não faz parte dos planos de Mariana, pois ela acha que se envolver com outra pessoa é trair Gustavo, o marido falecido. Será que Fábio conseguirá mostrar para Mariana que se pode amar outra pessoa depois de se perder um grande amor para a morte?Ou Mariana não conseguirá enxergar nada além da dor que sente pela perda do marido? Acompanhe a história de Fábio e Mariana e veja como em apenas UM MINUTO nossa vida pode mudar."
A autora de Um Minto e Nem Mais um Minuto concedeu algumas palavras para falar sobre o seu livro e a temática abordada.

"Primeiramente gostaria de agradecer por poder fazer dessa campanha tão importante de prevenção ao suicídio. "Quando uma pessoa quer se matar ela não quer acabar com a vida, quer acabar com a dor, com o vazio que não pode ser preenchido com bens materiais, mas somente com o amor, a compreensão e o apoio." O que me levou a escrever sobre uma protagonista com depressão? Atualmente muitas pessoas sofrem de transtorno afetivo, infelizmente poucas pessoas sabem o que realmente uma pessoa que tem a patologia sente, ou muitas vezes tem preconceito. Durante o processo da escrita tive o prazer de conhecer pessoas maravilhosas, adentrar no drama de cada uma delas, e entender o transtorno um pouco mais a fundo, através dessas encontrei forças para levar a história da Mary ao público. Na história a Mary tem uma certa dificuldade em aceitar o tratamento devido ao fato dela ter depositado por anos a esperança de melhoria somente no tratamento até que chega um momento que ela descobre que o remédio pra sua dor estava dentro de si mesma, e começa lutar por isso. A Mariana tinha muitos sonhos frustrados, um passado obscuro, apesar de todas as adversidades no final o leitor pode ver o quanto ela teria perdido se tivesse se entregado. Por maior que seja a dor, não deve se entregar, nem abortar nossos sonhos."  
– Mag Alves

Vocês conhecem o Centro de Valorização a Vida - CVV?   
"O CVV - Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e Skype 24 horas todos os dias."                                                                                                                      
Ligue: 141 
Site: CVV

E agora mais um depoimento de quem já passou ou passa por uma fase difícil.

Você nunca sabe, se está mesmo com depressão, ou simplesmente não quer aceitar isso.
Eu sempre fui muito esquecida pelas pessoas, não tinha muitos amigos ou alguém que se importava comigo, pelo menos era nisso que eu me limitava a pensar.
A convivência com meu pai sempre foi complicada pra mim, ele é alcoólatra e por diversas vezes já chegou em casa xingando eu e minha mãe, ele nunca foi alguém que eu queria ter perto de mim.
Sofria bullying por ter cabelos cacheados e pelo meu estilo diferente, já fui agredida físicamente por isso e nunca sequer falei a alguém.
Eu me recusava a conhecer pessoas novas ou ter qualquer tipo de interação social, eu tinha medo, não confiava em mais ninguém e achava que minha presença não era importante.
Mas sabe, as coisas não são assim, e ainda bem que eu pude perceber isso a tempo, a vida nem sempre vai ser fácil, mas ela não se trata apenas de um momento difícil, eu só queria poder dizer isso para o meu eu do passado, eu gostaria que tivessem me dito: "Você não está sozinha, você tem pessoas que se importam com você, sai já desse quarto e vá viver sua vida, você é linda do jeito que é e não deixe que ninguém te diga o contrário, essa dor vai passar, você vai encontrar sua felicidade e eu confio em você, apenas você pode mudar isso, não deixe tua vida passar pelos teus olhos e não faça nada pra mudar isso, você consegue."
–Anônimo


Um abraço super apertado para vocês

E essas foram as indicações de livros que abordam depressão e suicídio,livros muitos necessários para nossa literatura.
Espero que esse mês ajude e conscientize muitas pessoas.
Beijos e abraços 
Lia 💛

25 comentários:

  1. São ótimas indicações. Um deles que eu quero muito ler, é Carta de amor aos mortos, eu amei a ideia do livro... ótimo post. Obrigado pelas indicações

    ResponderExcluir
  2. Li apenas dois livros dessa lista e já estou salvando essas indicações. Amei o post!

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Quantos livros aí nessa lista do Setembro Amarelo!! :) Bem, alguns já conhecia mas a maioria ainda não!

    Fiquei especialmente curioso com Os 13 Porques, Por Lugares Incriveis e a ainda aquele da Cynthia Hand!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Dos livros citado eu li os dois da MAG ALVES e indico muito a leitura, aborda muito bem o problema da depressão. Amei e recomendo muito a leitura.

    ResponderExcluir
  5. Gostei das sugestões de leituras, delas já li Cartas de Amor aos Mortos, A Playlist de Hyden, Veronika Decide Morrer e Reconstruindo America. De todos estes a playlist foi a que menos gostei. Achei sem emoção, sei lá...
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Desses livros eu li quatro: Cartas de Amor Mortos, O Que Há de Estranho em Mim, A Teia dos Sonhos e As Vantagens de Ser Invisível. Sou apaixonada pelos quatro e sempre que posso, indico eles para todos.
    Da sua lista, tenho dois aqui para ler e pretendo ler em breve são A Playlist de Hayden e Os 13 Porquês.
    Esses livros tratam com delicadeza e clareza a depressão e o suicídio que se pode acontecer por causa dela. Por mais que eu sofra muito, amo esses livros. Anotei várias dicas suas.
    Adorei o post e adorei conhecer seu blog.
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  7. Olá Lia;
    Muitos dos livros citados eu conheço e alguns tive o prazer de ler. Enfrento este problema de perto e sei como pequenos gestos são importantes para nos ajudar. Compartilho de toda gratidão ao CVV e sei que este projeto ajuda muitas vidas.

    Boa semana.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/2017/09/voce-quer-um-balao.html

    ResponderExcluir
  8. Oi tudo bem?
    Suicídio é um tema bem forte e ainda bem que está aumentando o tanto de gente falando sobre isso afinal é uma forma de ajudar né? Já li dois dos livros que você citou: eu estive aqui e as vantagens de ser invisível são bem emocionantes.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, muito bacana termos esse mês de conscientização. Dos livros citados, alguns eu já li, alguns eu tenho mas ainda não li, muitos eu quero, mas As vantagens de ser invisível foi um livro que eu li e que se tornou meu favorito, pois a identificação que eu senti com o personagem foi única.

    ResponderExcluir
  10. Muito legal os livros indicados! Esse é um mês super importante e adorei as dicas de livros que abordam de forma séria o assunto.

    ResponderExcluir
  11. oie,
    Simplesmente adorei seu post. Suicídio é um tema pouco debatido atualmente, mas é legal ver que existem tantos livros que abordam o assunto. Já li As Vantagens de Ser Invisível e tenho vontade de ler O Último Adeus. Fiquei destruída após ver 13 Reasons Why. Por isso tento fugir um pouco do assunto. rsrs
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  12. Amo "Reconstruindo Amelia" e "A Playlist de Hayden"! São narrativas intensas e bem vivas sobre suicídio. E são histórias completas, que prendem. Ainda não li "Por Lugares Incríveis", mas assisti "As Vantagens de Ser Invisível" e "As Virgens Suicidas", mais exemplos claros. Gostei muito da postagem!!!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  13. Olá, amei o post, o depoimento e as informações sobre o CVV. Já li alguns desses livros e tenho tantos outros em minha lista. Gosto dos dramas e desse tipo de história que sempre me comove. Vou procurar alguns dos livros que vc citou que ainda não conhecia. Post lindo!!! Bjs

    ResponderExcluir
  14. Post para ser aplaudido em pé! Incrível! Super necessária a leitura dessas obras por todos, acredito eu! Dessas eu só li "Eu estive aqui" e "Perdão, Leonard Peacock", ambos incríveis e super recomendo tbm! Vou buscar ler as outras que foram citadas!

    ResponderExcluir
  15. Olá!!! Que ótimo post, com certeza vale muito a pena ser compartilhado.
    Achei que todas as suas escolhas foram muito boas.
    Alguns deles eu já li, outros já estão na minha lista de desejados.
    super bjooo

    ResponderExcluir
  16. Oi! Adorei sua publicação. Alguns livros eu já li e outros eu quero ler. Essa mensagem me tocou bastantes e espero que ajuda outras pessoas.

    beijinhos, Jenni.

    sinopsedoslivrosjenni.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá! Eu conheço apenas dois livros desses que vou citou, principalmente porque não sou muito adepta a esse tema, mas tem umas sinopses e capas bem interessante aí! Adorei a ideia do post e as suas escolhas de livro 💛

    Um beijo

    ResponderExcluir
  18. Apesar de conhecer quase todos esses livros, eu só li o Veronika decide morrer, e vi o 13 porquês na Netflix. Eu acho assuntos como depressão, suicídio dentre outros deveriam ser debatidos em larga escola e não apenas focados em um mês, mas já é um começo. Infelizmente já conheci uma pessoa que se suicidou, e não é nem um pouco bacana saber disso, principalmente quando todos olham uns pros outros e perguntou, como assim, pq? Amei o seu post, e pra complementar você poderia ter colocado o telefone do cvv, isso é bem legal.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  19. Oi Thalia, como está?
    Esse post foi longo, mas valeu demais a pena ler porque muitos desses livros eu já vi sendo resenhados e adorei a proposta de cada um deles embora tratem do mesmo tema: suicídio. Com certeza ele e a depressão não são temas fáceis de serem debatidos, mas é necessário porque infelizmente esses casos estão se tornando cada vez mais frequentes.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi.
    Eu admito que não costumo ler livros que tratam sobre o tema de forma tão direta. O gênero que mais gosto é fantasia justamente por possibilitar a fuga da realidade.
    Acho que é um tema extremamente importante para conscientizar as pessoas, até porque tenho exemplos próximos a mim do que a falta de conhecimento pode causar: minha mãe tem depressão desde muito nova e minha avó (mãe dela) sempre achou que fosse besteira. Isso atrasou e dificultou o tratamento.
    Vou tentar ler e escrever uma resenha sobre um livro que trata desse tema esse mês para ver se consigo também ajudar na conscientização. Até tenho um livro da sua lista aqui em casa e pretendo lê-lo em breve.
    Adorei a lista.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Olá...
    Adorei o post :)
    Ainda não conhecia esse projeto, se tivesse conhecimento antes gostaria até de ter preparado um post também ;)
    Suicídio e depressão é realmente um tema bastante forte e acho super interessante os autores abordarem esse assunto em seus livros, pois, todo tipo de conscientização é bem vinda. Já li vários dos livros mencionados aí, mas, o meu preferido foi o do Matthew Quick.
    Bjo

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Adorei saber mais indicações de livros sobre o tema.
    Eu não conhecia tantos títulos, só os mais conhecidos como Os 13 porques, O último adeus e a Lista Negra.
    Acho muito importante mais autores escreverem sobre o tema, assim mais pessoas podem entender melhor e perceber os sinais quando alguém ao seu redor não estiver tão bem assim.
    Vou colocar alguns desses na minha lista

    ResponderExcluir
  23. Oie, tudo bem?
    Li "Lista Negra" e "Carta de amor aos mortos". Gostei do primeiro, mas amei o segundo. Jamais imaginei que se tratasse do assunto, e quanto mais frases lindas eu lia, mais reflexão fazia sobre. Extremamente bem escrito.

    ResponderExcluir
  24. Oi, já li alguns desses livros, dentre eles o reconstruindo amélia, do qual não lembro muito, o último adeus que achei bacana, e segredos e mentiras, que amei. Também li o brilho de sua luz, da danielle steel pois sou fã da autora, as vantagens de ser invisível, que não gosto tanto assim, a lista negra, que acho um bom livro.
    Quero ler o cartas de amor aos mortos e os treze porquês, além de o demônio do meio dia.

    ResponderExcluir
  25. Hey!
    A campanha do Setembro Amarelo me agrada muito. Adorei ler seu post e ver alguns títulos conhecidos por aqui, que já li e adorei. Não consigo, entretanto, gostar de As vantagens de ser invisível e Os 13 porquês. Mas sou apaixonada por Meu coração e outros buracos negros e A playlist de Hayden.
    Estou louca para ler Reconstruindo Amélia.
    Beijos

    ResponderExcluir