Livros que inspiram a ser alguém melhor

A livros que são passageiros e a aqueles que sempre ficam guardados no  nosso coração.Quando estamos passando por  momentos difíceis e por alegrias,os livros inspiraram a continuar e a nunca desistir,foram muitos livros que me ajudaram a ser uma pessoa melhor.E que ele continue inspirando todos vocês.




1.As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky

Charlie foi meu companheiro por muito tempo.Eu chorei e vive cada carta que ele enviava, cada momento,medo e felicidade,foi vivido dentro de mim.Um livro que sempre inspira a continuar e a não desistir,ele foi um dos responsável por entender muitas coisas,que para mim,era desconhecida.

 SINOPSE:
" Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, As vantagens de ser invisível reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir “infinito” ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo."

2.Garota,Interrompida - Susanna Kaysen

 

Susanna Kaysen tem uma escrita incrível e viciante,a história dela fazia eu querer saber mais e mais.Tudo que ela viveu,seu psicológico,sua dores em um manicômio em que ela não entedia o que estava fazendo ali.Eu aprendi muito sobre o sistema de"hospícios" e o que deve passar na cabeça de cada um.Ele me inspirou pois abriu a minha mente,a entender todo mundo tem problemas independente se é maior ou menor.

SINOPSE:

" Quando a realidade torna-se brutal demais para uma garota de 18 anos, ela é hospitalizada. O ano é 1967 e a realidade é brutal para muitas pessoas. Mesmo assim poucas são consideradas loucas e trancadas por se recusarem a seguir padrões e encarar a realidade. Susanna Keysen era uma delas. Sua lucidez e percepção do mundo à sua volta era logo que seus pais, amigos e professores não entendiam. E sua vida transformou-se ao colocar os pés pela primeira vez no hospital psiquiátrico McLean, onde, nos dois anos seguintes, Susanna precisou encontrar um novo foco, uma nova interpretação de mundo, um contato com ela mesma. Corpo e mente, em processo de busca, trancada com outras garotas de sua idade. Garotas marcadas pela sociedade, excluídas, consideradas insanas, doentes e descartadas logo no início da vida adulta. Polly, Georgina, Daisy e Lisa. Estão todas ali. O que é sanidade? Garotas interrompidas."

3.Se Eu Ficar - Gayle Forman


Já perceberam que eu gosto de um drama?Haha.A história da Mia é um drama total,mas um que ensinou muito,a ideia de escolher entre ir e ficar depois da perda de toda a família fez eu pensar muito,mesmo com a grande perda ela tinha que escolher entre deixar tudo e parti ou ficar,pois mesmo sem a família ela ainda tinha grandes amigos.

SINOPSE:

"A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas."

4.Extraordinário - R.J Palacio


 Auggie é um exemplo de coragem e alegria,ele consegue sorrir mesmo com os problemas .Consegui vencer todas a barreiras,os medos,os inimigos e cada passo era  uma vitória,isso tudo me inspirou,e tento sempre sorrir mesmo com os problemas na vida.


SINOPSE: 

" O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros."

5.Trono de Vidro - Sarah J. Maas

Celaena é exemplo de guerreira,perdeu a família e virou uma assassina.A força dessa mulher é inexplicável,quero ser ela mas não dou conta.Ela é a força feminina me inspirou a querer lutar pelos meus direitos.

SINOPSE: 

" Nas sombrias e sujas minas de sal de Endovier, uma jovem de 18 anos está cumprindo sua sentença. Celaena é uma assassina, e a melhor de Adarlan. Aprisionada e fraca, ela está quase perdendo as esperanças quando recebe uma proposta. Terá de volta sua liberdade se representar o príncipe de Adarlan em uma competição, lutando contra os mais habilidosos assassinos e larápios do reino. Endovier é uma sentença de morte, e cada duelo em Adarlan será para viver ou morrer. Mas se o preço é ser livre, ela está disposta a tudo."

6.Cidades de Papel - John Green 

Foi uma história diferente de todos os livros do John Green que eu li (só li A Culpa é das Estrelas haha) a história de procurar alguém que fugiu de um mundo em que ela não pertencia,só me fazia pensar que eu não fazia mais parte do mundo em que achava que sempre encaixaria.Foi uma leitura libertadora,que abriu outros caminhos na minha mente.


SINOPSE:

"Quentin Jacobsen tem uma paixão platônica pela magnífica vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman. Até que em um cinco de maio que poderia ter sido outro dia qualquer, ela invade sua vida pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita.
Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola e então descobre que o paradeiro da sempre enigmática Margo é agora um mistério. No entanto, ele logo encontra pistas e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele achava que conhecia."




Espero que tenham gostado
Esses livros me inspiraram muito,espero que algum livro  tenha inspirado vocês.
Beijos e abraços
 Lia 

2 comentários:

  1. Eu estou ficando velha e chata, só leio coisas velhas...rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. "Garota, Interrompida" e "Trono de Vidro" são os únicos que ainda não li, os outros 4 estão na minha lista de preferidos, e realmente inspiram muito!

    ResponderExcluir